RELATO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA COM O UCA NA DUQUE DE CAXIAS 2012
Em
2011 o Município de Irecê foi contemplado com o projeto UCA através da
Secretaria de Educação do município. Irecê é 9ª (nona) Cidade na Bahia a
receber este projeto. O projeto tem como escola piloto a Duque de Caxias, a
qual recebeu do MEC 492 laptops, com softwares livre para o uso dos alunos,
professores, equipe gestora e de apoio pedagógico.
Principalmente
por conta da chegada dos computadores a Escola foi contemplada com a ampliação
da sua estrutura física (a construção de 2 salas de aula e uma exclusivamente
para receber os computadores). Esta sala foi equipada com prateleiras para a
acomodação dos laptops e foi instalado também uma central de tomadas, para
carregamento dos mesmos.
A
escola é composta atualmente por 09 salas de aula, banheiros, sala de
professores, biblioteca, laboratório de informática, a sala adaptada para
guarda e carregamento dos computadores (quando não estão om os alunos),
secretaria, sala da direção. Das salas, 5 tem um tamanho adequado à prática
pedagógica necessitando ainda de alguma intervenção para redução do eco e
melhorar a ventilação. As demais salas são pequenas e pouco ventiladas.
Os
professores participam de uma formação iniciada em 2011, para que possam
desenvolver um trabalho mais adequado com o computador em sala de aula.
Em
2011 os alunos utilizavam o UCA na escola sob a orientação dos professores,
sendo que no final do ano iniciamos os testes onde os alunos levaram os
computadores para passar o final de semana em casa. Em 2012 seguindo a
orientação dos formadores de Salvador (UFBA) os alunos passaram a levá-los para
casa todos os dias.
O UCA vem promovendo na
escola momentos de pesquisa e produção, bem como atividades que envolve o
lúdico como forma de aprendizagem. Os alunos estão bastante entusiasmados em
poder levar o computador para casa, principalmente aqueles que não tinham
contato com essa tecnologia.
Aqui em Irecê, o Xadrez vem
sendo incluído no currículo escolar como componente obrigatório. No momento ele
é trabalhado como tema transversal, onde cada turma tem uma aula semanal da
disciplina com um professor exclusivamente para ela.
“O
xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das
emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e
desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha a imaginação,
memorização, planejamento e paciência. Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez
já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esse desenvolvimento
citado, melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas, respeito
às leis, às regras” [...]. (Nuno Cobra)
O Xadrez tem sido um tema
importante na escola Duque de Caxias, pois tem favorecido o desenvolvimento e
utilização do raciocínio lógico pela criança, além de desenvolver a imaginação,
a criatividade a ampliação do tempo de concentração e é, uma das atividades bem
sucedidas com o uso do UCA.
Seguindo os caminhos do
sofrwer contido no UCA: Através do aplicativo metasys, edusyst, aprendizado
infantil, ferramentas de criação de mídia, navegador, chegamos ao tabuleiro
digital de XADREZ, no qual os alunos costumam jogar. Nesse ambiente encontramos
além do XADREZ, variadas ações e situações em que podemos utilizar no contexto
de sala de aula como textos, sons, figuras geométricas e outras possibilidades
que favorecem as atividades que permitem a construção pelo aluno.
O professor Cláudio vem
utilizando de forma bastante pertinente em suas aulas o XADREZ no UCA. Tal
atividade vem sendo abraçada pelos alunos desde o 1º até o 5º ano. As aulas de
xadrez tem ajudado os alunos a refletir sobre suas práticas.
A escola tem trabalhado
muito com pesquisa e produção utilizando o computador, com enorme importância
para o contexto educativo, porém decidimos colocar a atividade do xadrez como
prática bem sucedida por acreditarmos que ela tem nos ajudado a traçar outros
caminhos como a questão do desenvolvimento do raciocínio que muito vai ajudar na
construção de diversas competências e possibilitar a facilitação do
desenvolvimento em outras disciplinas, conforme foi citado por NUNO COBRA
anteriormente. Colabora com o melhor desenvolvimento das disciplinas de matemática
e redação.
Com a
aplicação da aula a criança começa a adquirir prática de organização,
concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha
a imaginação, memorização, planejamento e paciência, além de ajudar a melhorar
às questões disciplinares e o relacionamento com seus pares.
Tarrasch
diz: “O xadrez é uma forma de produtividade intelectual, e nisso reside seu
encanto peculiar (característico).
Com o uso
do xadrez tanto no computador como no tabuleiro convencional, percebe-se que a
criança é responsável pela sua construção, pois é ela quem responde pelo
movimento de suas peças, e mais ninguém, aperfeiçoando assim seu senso de
responsabilidade. A utilização do xadrez tem favorecido as
crianças a melhor interpretar o enunciado de um determinado problema fazendo
com que a criança analise, aprendem fórmulas de memória e organize melhor seu
pensamento.
Temos percebido nesse
momento a criança bastante ativa e com prazer e vontade de aprender. É um
momento em que a criança afasta-se mais das atividades rotineiras em que
entediam os alunos e passam a vivenciar momentos de prazer e alegria como bem
demonstra as fotos em anexos.
Reinfeld diz: com o
xadrez aprendi a como ser paciente, como suportar as coisas, como compreender o
ponto-de-vista dos outros, como persistir em caminhos não comprometedores, como
tirar lições de meus erros.
Vejam então a
importância do xadrez para o contexto educativo, devido a tudo isso,
acreditamos ser o xadrez, uma atividade que vem dando certo na escola Municipal
Duque de Caxias em Irecê na Bahia.
A coordenação vem
realizando o acompanhamento com o professor de XADREZ durante o planejamento e participando de
momentos importantes em que o jogo está sendo utilizado com êxito na escola.
Neste ano de 2012, a
aluna Anita do 5º ano participou do aberto de Xadrez do município, competindo
com outros alunos da cidade que já tem contato com o xadrez ha mais tempo,
Anita conseguiu uma representatividade importante até sendo contemplada com uma
medalha de ouro na sua categoria.
- Tarrasch - enxadrista
- Nuno Cobra - enxadrista
- Reinfeld - enxadrista
ALUNOS DO 5º ANO JOGANDO XADREZ NO UCA
CLÁUDIO, PROFESSOR DE XADREZ ORIENTANDO OS ALUNOS |
Nenhum comentário:
Postar um comentário