“Desde fevereiro de 2011 nós educadores da Escola Municipal Duque de Caxias estamos vivenciando uma experiência nova, a de inserir as TICs no contexto escolar.
E, nesta segunda-feira 30 de maio, passei por um momento riquíssimo de troca de informações e aprendizagem, a utilização dos UKINHAS pelos alunos do 2º ano. Durante esse processo percebi a multiplicidade de saberes das nossas crianças. Planejei apenas o ligar/desligar o computador, o trabalho com câmera e entrar e sair dos jogos. Alguns alunos não conseguiram ir além, porém, muitas crianças forma além das expectativas, falavam em comunidades virtuais e conseguiram realizar as etapas do plano sem maiores dificuldades.
Foi uma experiência rica que confirmou a hipótese de que muitas vezes vou trocar o papel com o aluno e me tornar aprendiz.
Quanto à motivação, percebi que esse instrumento utilizado em favor da aprendizagem, facilita e muito a integração e inclusão dos alunos no ambiente escolar. No momento do o uso dos UKINHAS vimos que os alunos se igualaram, e aqueles que sabiam um pouco mais estiveram o tempo todo dispostos a ajudarem os demais.
Quanto à inclusão, alguns alunos considerados apáticos, sobressaíram, interagiram e demonstraram vontade de aprender a aprender.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs TICs são ferramentas que suportadas pelo computador ligado à internet tornam-se elementos integradores de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, seu relato vai ao encontro de nossas expectativas enquanto pesquisadores das TICs no ambiente educacional. Ademais, gostaria de convidá-la a ser participante de nosso grupo de estudos NULTEC na Uneb.
ResponderExcluir